Não tem fibra ótica disponível na minha região – O que fazer para melhorar a internet?

A fibra óptica é o futuro das conexões de Internet em casa, é quase uma verdade empírica. Agora, que a infra-estrutura de tecnologia de banda larga fixa é limitada, e, portanto, também a sua cobertura e disponibilidade para o cliente… infelizmente também o é atualmente. Precisamente por isso, é especialmente interessante estudar quais são as alternativas para usuários que não lhes chega a fibra óptica, quando a nossa intenção é encontrar uma conexão à Internet rápida, não os 2, 6 ou 10 Mb, o que nos oferece o ADSL e outras tecnologias baseadas em cobre.

Não me chega a cobertura de fibra óptica, existe solução para mim?

Os operadores de telecomunicações estão levando a cabo poderosos investimentos por ampliar, a cada ano, a infra-estrutura baseada nesta tecnologia. Não obstante, se não vive em um núcleo urbano de alta densidade de população, é possível que você tenha que esperar ainda algum tempo. Agora, para chegar a 100 Mbps, por exemplo, não é necessário que você fibra óptica instalada na casa.

Atualmente, a fibra óptica é a tecnologia mais recente para o acesso à Internet, mas temos vindo a assistir nos últimos meses -anos – como outras tecnologias alternativas, e de cobertura mais ampla, desenvolvem-se em paralelo e como opção para aqueles que não podem contratar banda larga fixa baseada em fibra óptica. Portanto, calma, porque há várias soluções possíveis para você.

A rede de cobre, a nível nacional continua a ser a mais ampla, e a cobertura de ADSL, por isso é a maior. Agora, o ADSL e seus derivados estão limitados a uma velocidade de 30 Mb ou, no melhor dos casos, provavelmente cheguem a 50 Mb. No entanto, já sabemos que a distância até a central do provedor de serviços de Internet afeta proporcional e negativamente a velocidade real de sua conexão à Internet.

Além disso, o congestionamento da rede telefônica também provoca flutuações negativas em sua velocidade de transferência, em seguida, você não pode pretender ter um serviço equivalente ao da fibra óptica, ou uma alternativa real a essas conexões à Internet de alta velocidade.

Você não vai ter a quase inexistente latência de conexão baseada em fibra óptica, e a velocidade pode ser um pouco menos estável, mas o máximo que você vai ter na velocidade de download é de 150 Mbps e upload de 50 Mbps. Sem dúvida, o 4G LTE surge como uma excelente alternativa para a fibra óptica, e muito mais ainda quando falamos de uma cobertura superior a 80% dentro de Portugal e que recentemente se começaram a ativar nós de 800 MHz, em seguida, com melhor cobertura indoor..